17 de novembro de 2007

Má(i)s Notícias

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças climáticas tem estado reunido nos últimos dias em Valência, e algumas das conclusões a que chegou são, no mínimo, preocupantes para quem ainda não está preocupado. A cnclusão é a de que "as mudanças climáticas podem ser rápidas e irreversíveis".

Aqui fica a notícia do Jornal "Público", que penso que é esclarecedora e séria:


"A conferência do ONU sobre clima a decorrer em Valência acordou num guião para o combate ao aquecimento global e disse que os governos têm poucos anos para prevenir alguns dos piores impactos.

O relatório diz que as actividades humanas poderão levar alterações climáticas “abruptas e irreversíveis”.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou hoje na apresentação oficial do documento que agora os governos devem fazer mais pelo combate ao aquecimento global e que os danos causados na natureza já são tão aterradores quanto na ficção científica.

Delegados governamentais e cientistas dos 130 países presentes nesta reunião do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês por que é mais conhecido) puseram-se de acordo sobre um resumo de cerca de vinte páginas, ontem à noite, onde se assume o risco crescente de alterações climáticas – que vai de extinções de espécies ao aumento do nível do mar – e condensa as 3000 mil páginas de material científico publicadas já este ano.

“Este é o relatório mais forte do IPCC até agora, mas diz que ainda há tempo para agir”, disse um dos seus autores, Bill Hare, um cientista australiano que foi um dos autores.

No cenário mais duro considerado pelo IPCC, os gases com efeito de estufa atingiriam um máximo em 2015 de modo a limitar o aumento da temperatura a um intervalo entre 2,0 e 2,4 graus Célsius face à era pré-industrial.

A UE considera os 2,0ºC um limiar para mudanças “perigosas”, e mesmo num cenário de aumentos inferiores a este o IPCC projecta mais fogos selvagens, mais mortes devidas a vagas de calor, cheias, secas e malnutrição em África.

Este documento vai pressionar os ministros do Ambiente que se vão encontrar no próximo mês em Bali, na Indonésia, para fazerem mais pelo combate ao aquecimento global.

Muitos países esperam que em Bali se consiga um acordo para, ao longo dos próximos dois anos, ser elaborado um plano para a negociação de um sucessor do Protocolo de Quioto, o principal instrumento da ONU de combate ao aquecimento global, que termina em 2012.

Quito apenas estabelece metas obrigatórias para a redução das emissões de gases com efeito de estufa em 36 países industrializados. Mas os EUA e a China, os dois principais emissores, não adoptaram o protocolo."



Por fim uma nota que já não surpreende ninguém:

Se esta notícia chegou até nós, não foi seguramente graças aos EUA, que ao que parece terão pressionado a Comissão, através de alguns dos seus representantes na Conferência, para "aliviar" um pouco estas conclusões, "suavizando-as", se é que me entendem...

Não vale a pena arranjar bodes expiatórios para os problemas ambientais; isso não resolve o problema e além disso todos temos (uns mais que outros) o nosso papel e a nossa quota parte de responsabilidade...
Mas estas atitudes arrogantes, egoístas e pouco inteligentes dos EUA, no mínimo, enervam qualquer pessoa e tentam-na a atribuir-lhes a maior fatia da responsabilidade.

Ora vejam este excerto do "Estadão":

"...Como de praxe, as negociações aconteceram a portas fechadas. O término foi divulgado, em comunicado, na tarde de ontem:
A mudança climática antrópica (causada pelo homem) e suas conseqüências podem ser rápidas e irreversíveis, dirá o relatório. A definição de "irreversíveis" gerou protestos por parte de delegados dos Estados Unidos. Especialistas ouvidos pelo Estado ao longo da semana confirmaram que delegados norte-americanos contestaram o embasamento científico da suposta irreversibilidade do efeito estufa. Representantes de países europeus intervieram como contrapeso e garantiram a manutenção do termo."


Obrigado pelos comentários e desculpem a ausência, volto rápido...


Cuidem do Mundo!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois eh, alguns nem aguentam mais ouvir falar nesse assunto de aquecimento global e tals, mas não vêm que eh importante bater nessa mesma tecla. É realmente preocupante a situação que nos encontramos, e mais preocupante ainda a situação que vamos nos encontraremos daqui ha algum tempo quando tivermos sofrendo as consequencias da falta de atitude.
Não sei se ja viu um documentário que se chama "Uma verdade incoviniente", é muito bom, fala sobre aquecimento global e essas coisas. Tem um pouco de politica no meio, não no conteúdo, por ter sido idealizado por um candidato à presidencia dos EUA que perdeu as eleições, não sei como escreve o nome dele. Recomendo ver.
beeijos

Anônimo disse...

Muda o teu mundo que eu mudei o meu.!