25 de julho de 2008

Três filmes, três boas escolhas

Esta semana vi três filmes, todos europeus, e que recomendo vivamente a toda a gente...
Aqui vão, os filmes sérvio, francês e alemão de que falei:

Gato Preto Gato Branco- É Verdade... Antes de o ter visto (e é uma falha ter esperado 7 anos!!!) já sabia estar perante uma obra genial, altamente recomendada por imensa gente. Não decepcionou naaaada, é fantástico e mágico, frenético, louco e alegre, mas tocante sem ser maçador. Fez-me lembrar, pela simplicidade, o Amarcord e o Cinema Paradiso, dois dos meus filmes preferidos.

Le scaphandre et le papillon (O Escafandro e a Borboleta)- Sublime, comovente e inspirador. A história de uma vida, verdadeira. O Director da revista Elle francesa, após um AVC, fica (quase-)totalmente imobilizado... Percebemos a agonia dramática, mas tranquila, de uma alma intacta que se vê assim, encarcerada num corpo imerte.
A única forma de comunicar com o exterior que lhe resta é o movimento do olho direto, e assim, conseguiu escrever o livro que inspirou o filme. Como? Vejam.
Se não fosse real, era Kafkiano...


The Edukators- Adorei o filme, e adorei rever o actor de "Goodbye Lenin" em mais um papelão. Quanto ao filme, sim, estão lá todos os clichês de um filme "pseudo-intelectual" e "anti-capitalista" a apelar ao espírito contestatário...
E isso é mau?
Para mim não... Por isso aconselho a ver, porque o filme é muito bom; foi a agradável surpresa da semana pois não conhecia nem tinha expectativas, ao invés do Gato Preto e do Escafandro, bastante famosos e bem conotados.

E é tudo por hoje...
Beijos

Nenhum comentário: