7 de outubro de 2007

Che

Terça feira, dia 9 de Outubro, completar-se-ão os 40 anos da morte de Che Guevara.







Figura ímpar neste mundo, ele é ao mesmo tempo uma personalidade controversa e alvo de um forte culto mas que curiosamente se baseia menos no seu pensamento e ideais do que na imagem iconográfica que Jim Fitzpatrick mostrou ao mundo...O que não deixa de ser, para mim, um pouco ridiculo e até contraditório.



Influenciado ou não por essa sociedade que o colocou num pedestral; onde acredito que ele próprio não quereria estar, e que fez do "Comandante" mais um mito do que uma pessoa, e independentemente da sua visão comunista da sociedade, da qual discordo, a verdade é que eu admiro e sobretudo respeito Che Guevara.


Como pessoa, como homem, como pensador; Che Guevara fez sentido.... Explicando, é preciso saber dar valor à sua obra e à sua forma particular de pensar. Não tenho dúvida que o mundo de hoje precisa de mais "Che's", de mais rebeldia, de mais acção e menos conformismo! Che era inteligente, mas tentou usar essa sua capacidade para, à sua maneira, fazer do mundo um sítio melhor.

Mas é preciso não cair no erro grave de tomar Che como um Deus. Che fez coisas boas, tinha ideias boas, era um visionário. Sim.

Ao mesmo tempo é preciso não ver em Che um modelo perfeito, até porque ninguém o é. Ele também tinha defeitos, também tomou atitudes drásticas e radicais, também foi cruel, também errou, e muito.

O que Che fez de bom não pode servir de "pano" para limpar as coisas que (também) fez de mal, e o contrário também é verdade.

Assim é preciso analisar Che de forma responsável, perceber os seus actos e a sua luta, tirar conclusões racionais daí e guardar o que ele teve de bom. Que essa mensagem passe, isso é aoisa urgente, em vez de andar por aí com uma T-Shirt do Che, que é muito bonita, mas não tem nada a ver com ele.

Concluindo: Ernesto "Che" Guevara foi um Ser Humano fantástico, com as virtudes e defeitos de qualquer pessoa. Admiremo-lo pelo que ele fez de bom e nos legou e não por aquela imagem famosa, tão bonita e "pop-art" do Guerrilheiro negligé!!!!

Como não podia deixar de ser despeço-me com o famoso clichê:

"Hasta la vitória siempre!"

Uma boa semana para todos!!!! Bye

Um comentário:

Unknown disse...

OI...
Que bom que visitaste meu blog...Gostei muito do seu coment.
Nusss, e quanto a sua última post., eu nunca tinha pensado em Che, da forma como vc descreveu...Você o descreve no meio termo...Nem com o amor desvairado, de muitos, e nem com o ódio de outros tantos...
Parabéns!!!