20 de março de 2008

O Sonho americano



Sempre fui educado a ser aberto, sem preconceito nem ideias fixas, a pensar por mim mesmo e a aceitar também as opiniões dos outros... Mas há coisas que me custam a perceber.

Os EUA, e a sua cultura são das que mais me causam espanto e perplexidade (e talvez por isso, ás vezes algum fascínio também...)

Como é possível que um presidente que lança duas guerras injustas e sangrentas, e que no caso do Iraque fracassaram a vários níveis (como o de encontrar as tais bombas atómicas rs), que comanda o país aquando dos escândalos (que continuam) de Abu-Grahib e Guantanamo, com imagens que são capazes de fazer até o mais insensível dos homens chorar e ter vergonha de pertencer ao dito mundo ocidental do qual os EUA são (cada vez menos) o modelo; que com a sua "obsessão bélica" e políticas terríveis levou os EUA e o mundo, por arrastamento, a uma das maiores crises financeiras que há memória (e vamos ver onde irá acabar...) que conduz a um esperado défice orçamental histórico no país, que afastou ainda mais os EUA do mundo ao não ratificar o protocolo de Quioto entre imensos outros feitos notáveis...
Dizia eu, como pode este homem manter-se (com alguma tranquilidade) no poder, no mesmo país onde ainda há 10 anos caiu o carmo e a trindade quando Bill Clinton assumiu a sua infidelidade e deixou toda a gente revoltada, ou ainda a semana passada, o governador de NY, Eliot Spitzer teve de renunciar após o escândalo gerado por dormir com uma prostituta???????????????????

O que é que aqui não faz sentido???? Porque razão eu não compreendo esta forma de pensar???
Não estando minimamente a querer defender Clinton nem Spitzer, que tiveram um comportamento indiscutivelmente reprovável, é naturalmente incrédulo e confuso que me encontro perante esta situação absurda/contradição... Mas será que o que estes dois homens fizeram é mais censurável, mais grave para o país do que as 1001 gaffes de Bush? Mas será que a sua vida familiar e privada diz mais sobre a sua competência e sobre as suas próprias políticas do que... as suas próprias políticas (no caso de Bush)?
Parece-me bem que não...
Mas então, como se explica isto?
(aceita-se todo o tipo de respostas...Este Blog É uma democracia.)




Já agora, quem quiser fazer um bom teste sobre orientações políticas tá aqui (em inglês)






Eu fiz agora e deu isto, vale o que vale... Mas é sempre engraçado fazer e ver o resultados; eu não me consigo cingir a uma ideologia, muito menos naquela célebre dicotomia "direita-esquerda". Sei lá... Sou um pouco dos dois. Era tão redutor pensar que sou só de um assim de forma rígida e estrita.
Aquele ponto sou eu...




Um comentário:

Anônimo disse...

See here or here