26 de abril de 2008

O "achamento"do Brasil



Perdoem-me todos... os portugueses, os brasileiros, os que vêm ao blog e os que não vêm...
A data (22 de Abril) por que eu esparava à algum tempo e já tinha pensado fazer um post passou, e eu esqueci-me.
Pois bem, o importante desse dia é que se completam 508(!!!) anos que as histórias de Portugal e do Brasil se uniram, para partilharem tantas coias, boas e más, nos séculos seguintes...


Em 22 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil!!!!


E ainda hoje, eu acho, estes países irmãos caminham sozinhos, mas paralelamente, à distância de um Mar, separados pelas diferenças geográficas e culturais normais tendo em conta que estão em contextos, aliás Continentes, tão diferentes como a Europa e a América do Sul, mas ainda assim marcados por uma herança comum, um património comum, uma história comum (nem sempre de orgulho para Portugal...) e uma língua comum Uma série de afinidades que perduram entre dois irmão separados há muitos muitos anos.


A situação de ambos os países não é muito boa.
Quer a nível económico, nos dois; quer a nível social (no Brasil , muito mais do que aqui...); quer político (a factura a pagar por duas democracias a passar pela complicada fase da adolescência e dos excessos... rs -o ano de 1974 para Portugal foi 1985 para o Brasil...).

Ambos os países parecem estar a passar uma crise de identidade.

O Brasil, grande e poderoso, é um dos gigantes adormecidos (como a Índia). Perdido nos complicados problemas sociais, entregue a uma classe política em boa parte corrupta e incompetente, que por sua vez leva naturalmente o povo a "afastar-se" dela, o que leva a mais problemas, tarda a enconrar o rumo certo, e quanto mais se afasta, mais caminho há a percorrer.


Ás vezes dói ver um país com tantas potencialidade, tanta beleza, 190 milhões de pessoas e uma personalidade tão característica passar por tudo o que passa, sofrer como sofre.








Por isso, por respeito a todas as coisas más, é me impossível "amar" o Brasil... Assim como não amo Portugal, mas fora isso, têm os dois lugares priviligiados do meu coração. Uma "espécie" de amor rsrsrs






A recuperação há de acontecer, ainda que a demora leve à descrença e à falta de esperançae muitos, cada vez mais, compreensivelmente duvidem disso (talvez se vivesse no Brasil não teimasse assim tanto em querer ver uma luz no fundo do túnel...)
A recuperação, dizia eu, será um processo díficil, duro e demorado, mas um dia o Brasil há-de encontrar o rumo certo, e dar a volta por cima.... Nas previsões mais optimistas que tenho ouvido isso já está, muito muito lentamente a acontecer e, ao que sei, as coisas podem começar a melhorar (se calhar porque já não podem piorar mais...).

Esperemos que sim!!!!!!
Quanto a Portugal, à sua maneira, quase 100 vezes mais pequena que o Brasil (em área rs), passa por problemas relativamente equiparáveis a nível económico e político, mas a nível social as situações são distintas e incomparáveis, ainda que tenham piorado um pouquinho nos últimos anos, está a anos luz da situação do Brasil.


E acredito, cada vez um pouco menos, que um dia também passaremos este período mais díficil.


E assim, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe, continuaremos a contemplar-nos, cada um de um lado do Oceano, cada um com as suas especificidades e também afinidades.

Esperemos que o futuro traga boas novas a Portugal e ao Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




São os desejos óbvios de um luso-(afectivamente)brasileiro...



Fiquem bem

Beijos

Nenhum comentário: