5 de abril de 2008

Sugestões


Hoje vi um filme que gostei bastante e decidi postar sobre ele, já que há tempos que não actualizo o blog. Aos que vêm aqui de vez em quando, desculpem o desleixo... A verdade é que não tenho tido muito tempo, tenho andado numa correria (ás vezes mais psicológica que física) e quando tenho tempo e net, isso nem sempre "rima" com a inspiração e por não tenho dito nada. Mas agora acho que posso voltar a tratar do blog com mais carinho novamente.... E o Desalinhado, claro, também aparece quando pode, é bemvindo, para nos brindar com os seus comentários "espectaculares" :P (Abraço!!!)

Quanto ao Memento, gostei do filme e acho que, não sendo nem de perto nem de longe "de excepção" ou brilhante, vale a pena ver, é BOM... É um filme, dentro do género de acção/suspense/thriller, com alguma originalidade, e bem realizado. A abordagem da linha temporal de forma pouco convencional é um traço marcante e um dos pontos fortes do filme... Esse tipo de filmes, que seguem uma linha temporal não linear sempre me agradou (lembro-me automaticamente de, pelo menos, o Dejá Vu e o The Butterfly effect) e de facto, essa construção temporal é O argumento mais forte que Memento tem, pois a história em si (acerca de um homem que após assassinarem a mulher passa a sofrer de uma espécie amnésia traumática de curto prazo, mas procura encontrar o criminoso, recorrendo para isso a um peculiar método de organização que lhe permite contornar e atenuar os efeitos e impactos da amnésia para poder obter as respostas que procura) é interessante e minimamente original mas não chega para fazer dele um filme que valha a pena...
Assim, imaginando que pegava nas 20 peças do puzzle e as juntava na ordem correcta, acho sinceramente que o filme poderia ser bastante desinteressante. Logo, conclusão forçada a que já tinha chegado no ínicio, a "fragmentação" do filme e da história é que o torna especial e assim, digno de um post.


Outra sugestão culturalmente relevante, quando não tiverem assim nada de mais para ver na net, dêem um saltito ao site da World Press Photo
(Aqui) http://www.worldpressphoto.org/
e apreciem algumas das boas obras fotográficas que se fazem ou fizeram nos últimos tempos (galeria WPP 2008), ao mesmo tempo que vamos viajando pelo mundo e recordando talvez episódios marcantes mas já esquecidos em nós; e acima de tudo, reflectindo e aprendendo a cada nova fotografia!!!
Uma espécie de compacto-dos-telejornais-mundiais-dos-últimos-50 anos-via-fotografia-com uma-grande-pitada-de-arte-a-acompanhar (Porque também, além do concurso 2008, podemos ver os vencedores do últimos 50 anos)

Beijos e tudo de bom para todos
Inté

Nenhum comentário: