10 de outubro de 2008

Try a different angle guys!!!!

Depois de um episódio d'"Os Contemporâneos", com o sempre espectaculaaaaaaaaaar Bruno Nogueira, uma referência pessoalmente incontornável na arte da graçola em português; nada mais indicado do que deixar-me ficar pelo sacana do sofá a preguiçar (hoje dormi 4 horas tá?) e, assim, seguir o que a grelha da RTP decidiu reservar para nós...
Ora sucede que logo após o programa do Bruno e Cª. , começou outro e ainda mais cómico, o improvável "Corredores do Poder".
E o que pode haver de tão engraçado em juntar cinco pessoas de diferentes filiações partidárias para conversar um pouco sobre o país???
É simples... É que é como perguntar a cinco daltónicos a cor da camisola da D. Ermelinda...
E isso pode ser extremamente engraçado???
Pode.

Não é bonito, não... Aliás, é até meio trágico-cómico este espectáculo... Enquanto um vê a camisola assim numa tonalidade verde-tropa, outro jura que é azul-bebé; já este garante que é laranja, mas áquele parece-lhe mais lilás, e o último, sei lá, diz que é de cor de burro a fugir das abelhas num dia de chuva. E todos eles convencidíssimos (aparentemente) de que têm razão.
Neste fabuloso programa, que só depois se percebe que é apropriadamente colocado após "Os contemporâneos" (Uma grande jogada!!!;) Seus marotos da programação da RTP...) podemos ver como cinco pessoas, cinco portugueses na plena posse das faculdades oculares podem ter cinco visões totalmente diferentes e incompatíveis do nosso país e, em geral, de tudo... Para cada assunto é certo, haverá 5 posições específicas. Para cada análise, haverá 5 conclusões contraditórias.
E eu penso... Mas esta gente vive toda no mesmo país ou será que temos aqui um Espanhol, um Uzbeque, um Congolês, um Jamaicano e um Timorense a falar em alemão sobre queijo Suíço, as chuvas ácidas de Vénus, e a natureza da condição humana actualmente?
E depois penso no mais irritante... É que, assim à priori, qualquer pessoa sabe, como diria o bom tuga "de gingeira" o que é que cada um deles vai dizer acerca disto e daquilo. E não há surpresas, nunca.
Assim podemos ter a segurança de saber que para o PS o país há de estar sempre no bom, óptimo, caminho; que para o PSD, Portugal assim vai acabar em aproximadamente 30 meses... Dos outros 3sabemos que, haja o que houver, PCP, BE e PP hão de sempre olhar para a mesma sondagem e cada um deles vê um esmagador sucesso do seu partido. E que mais depressa vemos o Barack Obama a cantar Fado numa tasca qualquer do que o PP a admitir a (heresia!!!) do casamento homossexual, que para o PCP a União Soviética há de ser sempre o exemplo da democracia, por muito que, por acaso, jamais tivesse realmente havido sequer um 2º partido, e ainda acrescentamos uns milhõezitos de mortes que ninguém faz a míiiinima ideia como aconteceram. E para o Bloco, bom, descontando que já estou criativamente exausto e sem ideias, sabemos que hão de sempre jurar que o Mao Tsé Tung e o Buda eram irmãos ou assim (aposto que esta pegava depois de legalizarem as drogas leves...). :P

Mas a sério... Será que não há maneira de estes senhores olharem para... suponhamos, uma vaca e dizerem em uníssono:
- É uma vaca!!!

e não:

-É um Ovni!!
-Não, desculpe mas aquilo é um par de meias!!!
-Não, é claramente uma bússola!!!
-Meus amigos lamento mas aquilo é uma fatia de bolo de mármore ressequida!!!
-Ah!!! Essa é boa, entao vocês não veêm que é só um piaçaba!!!!

(E nós, os 9.956.000 de portugueses que têm a sorte de ver mais-ou-menos bem, lá temos de contemplar a vaca, de braços cruzados, como um boi a olhar para um "vacalácio" ahahah.)

Tem piada, mas não deixa de ser algo triste também não é?
Eu nunca hei de perceber totalmente a lógica casmurra dos sistemas políticos.
E enquanto não decido se isto é pra rir ou para chorar, e já que a vida é curta, vou escolhendo a 1a opção!!! De resto, torna tudo, pelo menos mais suportável e até, divertido.
Mas continuarei sempre a acreditar que possam ser pessoas , e não partidos, a governar... Assim, venha de onde vier, se surgir alguém competente e honesto, avisem-me, tenha andado à procura!!! Não agora a sério... Eu, ainda assim, acredito!!!
Aliás, a Sociedade Individual, por muitos rasgos de pseudo-pessimismo, nunca conseguiria disfarçar a sua natureza optimista... Ela, lá no fundo, acredita quer na Sociedade, quer no indivíduo.
Acima de tudo é um espaço livre e carente de opiniões diferentes ou iguais!!!!!!!!
Com uma única certeza... Nada deve ser levado demasiado a sério.

Nenhum comentário: