27 de outubro de 2007

Espalhando Amor, Take II - Cazuza

Hoje vou falar de Cazuza, o eterno "Principezinho" do Rock Brasileiro...(Para mim, ao lado de Renato Russo).

Cazuza, aquele que Caetano disse ser o maior poeta da sua geração, aquele que das quase 200 músicas que fez não "mandou mal" em nenhuma, aquele que era profundo e filosófico mas também gostava do prazer, amava a vida e vivia-a avidamente, com alegria, com Paixão (e tantas vezes com excessos também). Cazuza, o que se contentava em viver rodeado dos amigos, mas também era um solitário...

Cazuza, o que não tinha preconceitos, que se dava com todos e se dava a todos, que se indignava com a Sociedade; o carioca,o alucinado, o rebelde, o boémio, o poeta... O homem corajoso que assumiu a sua doença (SIDA), a doença que o tornou débil,
cada vez mais débil,até o matar,
quando tinha muito para nos dar...


Enfim, lembrei-me dele mas disse, hoje vou falar de Cazuza e menti...
Na verdade eu simplesmente deixo o Cazuza falar por si.
Escolhi este poema que é uma grande música, mas bem podia ser outra qualquer... Quase todos os seus poemas são geniais e é dificíl destacar algum...


O Tempo Não Pára

Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada
ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara

Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados

Porque o tempo, o tempo não pára

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos

O tempo não pára
Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára

Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando uma agulha num palheiro
Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro


Há já muito tempo que gosto do Cazuza... Mas desde que vi o filme fiquei ainda mais fã.
Vejam o filme: Cazuza - A vida não pára, e depois digam!!!!

Cazuza, a vontade de sair por aí a viver, feliz.
Um mito, talvez; mas também uma referência!

VIVA CAZUZA!!!!!!!


Beijos

Nenhum comentário: