20 de março de 2009

Viver sempre em frente (Benjamin Button não existe...)



"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada".

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".
Clarice Lispector


Vivemos todos com algo em comum - A própria vida.
Todos nascemos, crescemos, aprendemos, vivemos e enfim, partimos... Todos os dias são iguais para toda a gente: e é de manhã, é de manhã para todos, e está chuva também, aliás: o sol quando nasce é para todos.

E assim vamos realizando o mais longo e incrível trabalho que algum dia realizaremos - viver.
Concordando com Clarice, para a minha vida escolhi um rumo que procure combinar da melhor maneira que posso a aprendizagem do passado, a incerteza do futuro e a urgência do presente.

Vamos passando pela vida como um carro vassoura pela rua...
Enquanto este arrasta consigo aquilo que consegue recolher da rua, indistintamente, quer seja lixo ou algo valioso, nós levaremos para a frente, connosco, também aquilo que conseguimos retirar da vida, quer sejam coisas boas ou más. De preferência, levaremos connosco as coisas boas. Das más, assim que retirarmo aquilo que possa ter de útil, devemo-nos livrar quanto antes porque o espaço é curto (o tempo nem se fala) e tem de ser aproveitado da melhor e mais inteligente maneira possível.

Se tudo se resolvesse apenas assim, nem estariamos mal... Mas claro que depois há sempre inúmeras excepções, imprevistos, proibições e condicionalimos. A vida é fértil em arranjar "problemazinhos" que de repente, bloqueiam totalmente o "sistema" não é?

Mas aí vem um segundo aspecto - a mudança!
É sempre possível mudar. É a melhor arma para enfrentar muitos problemas; se não mudássemos, a vida seria sempre igual, ou parecida... De que adiantaria viver?
Viver é conhecer a novidade a cada instante, é aprender, é mudar.
Não vou tão longe como Fernando Pessoa quando dizia que aquele que acordava num dia não era a mesma pessoa que se deitara na véspera. Sim... Estamos sempre a mudar, mas continuamos iguais, os mesmos (a velha ideia de Sartre: "Eu mudo para continuar o mesmo")... mas diferentes.
Raramente podemos definir ao longo da nossa vida as datas em que mudamos... As mudanças na nossa vida são constantes, e apenas uma pequeníssima, insignificante parte delas são realmente repentinas.

Deste "strogonoff" filosófico que para aqui cozinhei, devo concluir naturalmente, que viver vale a pena, se soubermos realmente entender e estar receptivos à vida... Caso contrário, não: quem não se sente preparado para esse desafio é uma pessoa infeliz, porque será como um Benjamim Button que, além de idoso na aparência e no pensamento, tivesse nascido já meio morto e assim continuasse por toda a sua vida, "fechando-se" perante esta!!!!


Não sei se passei muito bem a mensagem, porque nem sei que mensagem queria passar.

Beijos, Abraços e muitos palhaços!!!

17 de março de 2009

Mais do mesmo


A Igreja Católica continua a (não) surpreender...
Desta feita foi o Papa Bento XVI que declarou que a Sida não se combate com preservativos!!!! Que a distribuição de preservativos só iria agravar o problema e que o caminho passa pela abstinência sexual.

Vendo bem, não deve haver assim tanta gente a quem esta posição não provoque umas cócegas na barriga. :p

Do mal o menos, porque independentemente do que o Sumo Pontífice (?) declarar, os preservativos continuarão a existir e a ser distribuídos em África. And that's good news.
Eu mais uma vez olho e penso nos fundamentos da posição católica em relação, neste caso, ao preservativo. E não consigo perceber, não mesmo, de todo, a razão desta posição quase cómica... Para a Igreja então, o preço do sexo, tem de ser obrigatoriamente filhos e Sida. Qualquer tentativa de manipular esta equação é puro pecado capital - Eis porque neste mundo os pecadores proliferam cada vez mais, e os (cada vez menos) crentes fanáticos desta Igreja permanecem cegos, vivendo hoje nas mesmas mentiras em que viviam os seus antecessores na idade média. A quem não quer aprender, não se ensina...
A recusa em evoluir, em mudar de ponto de vista, em aceitar outras posições e em admitir erros, isso sim, é um pecado.
Um dia virá ainda em que a Igreja voltará a defender mitos de outros tempos -que a Terra gira em volta de Deus, e não do Sol, porque não?

E entretanto, vamos seguindo neste mundo esquizofrénico em que "um só Deus ao mesmo tempo é três" (Renato Russo - Índios) e em que, no limite, tudo se divide em pecadores e castos.

E no fim, de contas morremos todos; todos iguais, como homens, mortais... A única diferença é que uns viveram mais felizes que outros.

10 de março de 2009

A crise económica é moral??


Aconteceu no Brasil.

Uma menina de 9 anos foi cruelmente violada pelo padrasto.

Isto seria só o início de mais um episódio que parece quase banal hoje em dia: os abusos sexuais de mulheres e de crianças. Não sei o que se passa com as pessoas, mas é certo que alguma doença deve andar a propagar-se rapidamente pela cabeça de muitos homens/animais que praticam estas atrocidades. Eu fico chocado e realmente, este assunto preocupa-me; mas ainda assim, uma boa parte do mundo parece muuuuito mais preocupada em acabar com outra "doença" a que chamam homossexualidade -sim, tem-se ouvido muito boa gente chamar doença à homossexualidade!!!!!

Assim, preocupados em combater esse grande flagelo, muitas pessoas, encabeçadas pela igreja católica, parecem nem ligar a isto, ao abuso sexual de mulheres -que este sim, é uma doença e de terríveis consequeências.
Por isso, prefere-se andar a discutir e a bradir argumentos para não conceder o casamento aos homossexuais, ao invés de, por exemplo, lançar uma discussão pública para impliementar a castração química dos violadores.

Pode parecer demasiado extremo a pessoas mais sensíveis, mas actualmente, penso que essa seria a pena mais correcta, quer de um ponto de vista de prevenção geral, quer especial, isto é, seria a pena que mais eficazmente dissuadiria os violadores, em geral, de praticarem este crime e, em especial, o próprio violador.
Se um homem que usa uma arma para cometer um crime tem obviamente a sua arma apreendida, então porque não retirar a "estes" homens (aliás, nem homens são) a sua "arma" para levar a cabo as violações?

Sim, sei que para muitos a castração é chocante... E é.
Mas gostaria de saber, eu sei que é uma coisa que nem se deve imaginar, o que o pensariam as pessoas se a vítima da violação fosse uma pessoas próxima?
Acredito que provavelmente, alguns dos que hoje são contra a pena de morte (como eu) admitiriam a sua aplicação se um qualquer animal destes violasse por exemplo, uma amiga. Eu não vou tão longe...
Mas a castração, essa, parece-me adequada e ainda ninguém arranjou um argumento que me convença do contrário.

Ou isso, ou um cinto de castidade =P

Mas adiante... No Brasil, uma menina de 9 anos foi violada pelo padrasto.
A menina abortou... E parece-me que, independentemente da discussão do aborto, esta situação (aborto em caso de violação) toda a gente admite, seja contra ou pró despenalização do aborto.

Acontece que a Igreja, (pese embora a respeite imenso enquanto fenómeno/instituição de dimensão universal e de grande preponderância social, eu, que nem sou crente, revolto-me imenso com a maioria das posições conservadoras, ilógicas, arcaicas e ridículas que a Igreja defende) a mesma instituição que é contra o uso de preservativos, e se insurge contra a homossexualidade e continua a insistir que as mulheres são, de alguma forma, inferiores aos homens; essa mesma Igreja, naturalmente, acha que num caso destes a menina, de 9 anos, deve mesmo ser obrigada a ter o bebé!!! Quem não se chocar que atire a primeira pedra.

O Arcebispo de Recife e Olinda excomungou a mãe e os médicos que assistiram a menina durante o aborto... O Vaticano aplaudiu. Querem mais??

O Padrasto que violou a menina, esse, para o Arcebispo, NÃO DEVE SER EXCOMUNGADO!!!!
Sim...
Os médicos que ajudaram a menina de 9 anos a não ser obrigada a ter de carregar para sempre o fruto de um crime cometido contra ela, esses são excomungados. O violador, que nem homem merece ser chamado, o criminoso que viola uma criança de 9 anos, não.

Felizmente, católicos de todo o mundo têm-se insurgido contra este caso.
Vou falar apenas do Pesidente Lula, Católico ferveroso assumido e que é até contra a despenalização do aborto :
"É mais do que absurdo [a posição da Igreja]. Como é que você pode proibir a medicina de cuidar de uma menina que ficou grávida indevidamente?" (Fonte: Globo.com)

Ainda sobre a questão dos preservativos, outra das lutas da Igreja Católica (pela não ditribuição, que é pecado lol) diz assim, e bem, o Presidente brasileiro:
“Eu não posso, como pai e como presidente da República, fingir que distribuir preservativo é ruim. Quem sabe o que significa a Aids tem que levantar a cabeça e dizer que o governo tem que fazer essas coisas sim. Como cristão, eu sou contra o aborto. Mas como chefe de Estado tenho que tratar da coisa pública” (Fonte: Globo.com)

Deixo aqui esta notícia para que cada um reflicta acerca disto...
Para ajudar, deixo outra notícia que está sem dúvida ligada a esta: Desde 1990, o número de norte-americanos sem religião DUPLICOU!!!!!!!!!!! Porque será?

Eu por aqui, vou continuando, estupefacto, a assistir, dia após dia, às lutas da Igreja Católica. Para outro dia fica a questão da eutanásia... (Quem viu o "Mar Adentro"?)

Gostaria imenso que cometassem!!!

Abraços e Beijos
Paz

8 de março de 2009

Long time no see...


Sim, a Sociedade Individual esteve paralisada durante uns meses...
Dado que a crise anda aí, dedimos fechar nestes meses de Inverno onde a produção de ideias é em geral menor. =P

Mas... está aí a Primavera, e o blog vai voltar com tudo, e já que estamos a começar o ano, fica a promessa de mais dedicação!!!!


We're back!!!!!!!!!!!!!!